Significado de desrolhar-se-lhe

    A forma desrolhar-se-lhepode ser [infinitivo de desrolhardesrolhar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de desrolhardesrolhar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de desrolhardesrolhar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de desrolhardesrolhar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de desrolhardesrolhar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    desrolhardesrolhar
    ( des·ro·lhar

    des·ro·lhar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Tirar a rolha a. = DESARROLHAR, DESENROLHAR ≠ ARROLHAR, ROLHAR

    etimologiaOrigem:des- + rolhar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    desrolhado | adj.

    Que se desrolhou ou que não tem rolha....


    enrolhado | adj.

    Que tem rolha; que se enrolhou....


    arrolhado | adj.

    Que tem rolha, que se arrolhou....


    Que se desarrolhou ou que não tem rolha....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "desrolhar-se-lhe" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Agradeço, se possível, que me esclareçam sobre o significado e origem da palavra "sôbolos", agora tão em voga pelo lançamento da última obra do escritor Lobo Antunes e tão conhecida na expressão primeira de Camões.