PT
BR
Pesquisar
Definições



desnataram

A forma desnatarampode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de desnatardesnatar] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de desnatardesnatar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desnatardesnatar
( des·na·tar

des·na·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tirar a nata ao leite. = DESCREMAR

2. Tirar o nateiro da terra.

etimologiaOrigem etimológica:des- + nata + -ar.
Confrontar: desmatar.
desnataramdesnataram

Auxiliares de tradução

Traduzir "desnataram" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.



Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).