Significado de desmonte-no-la

    A forma desmonte-no-lapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de desmontardesmontar], [terceira pessoa singular do imperativo de desmontardesmontar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de desmontardesmontar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    desmontardesmontar
    ( des·mon·tar

    des·mon·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    1. Fazer descer ou descer (ex.: desmontaram a criança; desmontou e seguiu a pé; desmontar-se da cavalgadura). = APEAR

    verbo transitivo

    2. Tirar de cima de.

    3. [Figurado] [Figurado] Abater.

    4. Demitir.

    5. Desconsertar; transtornar.

    6. [Caça] [Caça] Quebrar uma asa (à ave).

    7. [Militar] [Militar] Fazer calar uma bateria inimiga.

    8. [Militar] [Militar] Apear uma peça do reparo.

    9. [Técnica] [Técnica] Desengastar (pedras preciosas).

    10. [Técnica] [Técnica] Desarmar (maquinismos, aparelhos).

    etimologiaOrigem:des- + montar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "desmonte-no-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    barbecho | n. m.

    Primeiro lavor feito no alqueive (para o desmontar e lhe arrancar ervas e raízes)....


    desmonta | n. f.

    Ato ou efeito de desmontar....


    desmontada | n. f.

    Ato de apear-se (do cavalo)....


    Bateria oposta a outra que se pretende desmontar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "desmonte-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à ortografia dos vocábulos tecno-social e socioideológico. Além disso, gostaria de consultá-los sobre a ortografia de trouxada ("Ia eu, em rapazola, e mais outro, levando uma vaca caracu, trouxada e afrontada...") e iapa ("Às vezes, é o descuidado cavaleiro que já vai todo tranqüilo assobiando, quando a iapa do velho toca uma caixa de marimbondos que ferram o danado do cavalo, que dana a pular e larga o cabra na poeira.").
      Estes exemplos foram tirados de dois contos regionalistas e não encontro registro dessas palavras em nenhum dicionário.


      Com relação à conjugação do verbo adequar e às explicações que vocês forneceram para uma consulta enviada, quero registrar que estranha-me o fato de vocês terminarem a explicação dizendo "..., como afirma Rebelo Gonçalves, que o termo (no caso, uma forma verbal) que hoje não passa de uma hipótese, futuramente poderá ser uma realidade."
      Seguramente, se formos considerar tudo o que hoje é uma hipótese, já como realidade ouviremos inúmeros "a nível de Brasil", "houveram muitos problemas", "menas pessoas", "há dez anos atrás", "fazem muitos anos que não a vejo", etc.
      Entendo que, a partir daí, as regras gramaticais não farão mais nenhum sentido na nossa língua portuguesa.
      Sem contar que na conjugação desse mesmo verbo, no Pretérito Perfeito do Indicativo, vocês acentuaram a primeira pessoa do plural, regra de acentuação que desconheço e que, se vocês observarem, também não consta do Houaiss.
      Permita-me uma segunda observação: a resposta para essa pesquisa vocês consultaram Rebelo Gonçalves, no Vocabulário da Língua Portuguesa, datado de 1966. A última reforma ortográfica data, se não me engano, de 1973, portanto muito tempo depois.