Significado de desfeava-no-las

    A forma desfeava-no-laspode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de desfeardesfear] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de desfeardesfear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    desfeardesfear
    ( des·fe·ar

    des·fe·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Afear; desfigurar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "desfeava-no-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    desfear | v. tr.

    Afear; desfigurar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "desfeava-no-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à ortografia dos vocábulos tecno-social e socioideológico. Além disso, gostaria de consultá-los sobre a ortografia de trouxada ("Ia eu, em rapazola, e mais outro, levando uma vaca caracu, trouxada e afrontada...") e iapa ("Às vezes, é o descuidado cavaleiro que já vai todo tranqüilo assobiando, quando a iapa do velho toca uma caixa de marimbondos que ferram o danado do cavalo, que dana a pular e larga o cabra na poeira.").
      Estes exemplos foram tirados de dois contos regionalistas e não encontro registro dessas palavras em nenhum dicionário.


      Como se escreve? Eu não consigo deitar-me cedo. Eu não consigo me deitar cedo. Não consigo perceber se o não está associado ao primeiro ou segundo verbo, pois nos verbos reflexos na negativa os pronomes vêm antes do verbo.