PT
BR
Pesquisar
Definições



descoraras

Será que queria dizer descorarás?

A forma descorarasé [segunda pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de descorardescorar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
descorar1descorar1
|cò| |cò|
( des·co·rar

des·co·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer perder (total ou parcialmente) a cor a.


verbo intransitivo e pronominal

2. Perder as cores.

3. Tornar-se pálido.

etimologiaOrigem etimológica:des- + corar.
Confrontar: descurar.
descorar2descorar2
( des·co·rar

des·co·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Esquecer.

2. Não ter cuidado com. = DESCUIDAR

etimologiaOrigem etimológica:des- + [de]corar.
Confrontar: descurar.
descorarasdescoraras

Auxiliares de tradução

Traduzir "descoraras" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Descomentar: no FLiP existe a conjugação do verbo mas pelo que pesquisei na net e dicionários esta palavra não existe em Português. Penso que só é usada em termos informáticos e no Brasil. Qual será o seu significado?
O verbo descomentar não se encontra registado em nenhum dicionário de língua portuguesa à nossa disposição, mas uma pesquisa na Internet revela que é usado tanto em sites portugueses como em sites brasileiros. Nenhum dicionário consegue registar exaustivamente o léxico de uma língua, nomeadamente no que diz respeito a neologismos, dada a grande produtividade da língua, especialmente pela aposição de afixos a palavras já existentes. A palavra encontra-se bem formada, resultando da aposição do prefixo des- ao verbo comentar, e significa “retirar o carácter de comentário a” (ex.: o programador descomentou algumas linhas do código do programa).



"de que" ou apenas "que"? E.g.: "foram avisados que" ou "foram avisados de que"?
Nenhuma das formulações apresentadas pode ser considerada errada, apesar de a expressão "foram avisados de que" ser mais consensual do que a expressão em que se omite a preposição.

Para uma análise desta questão, devemos referir que os exemplos dados estão na voz passiva, mas a estrutura sintáctica do verbo é a mesma do verbo na voz activa, onde, no entanto, é mais fácil observar a estrutura argumental do verbo:

Eles foram avisados do perigo. (voz PASSIVA) = Ele avisou-os do perigo. (voz ACTIVA)
Eles foram avisados de que podia haver perigo. (voz PASSIVA) = Ele avisou-os de que podia haver perigo. (voz ACTIVA)

Trata-se de um verbo bitransitivo, que selecciona um complemento directo ("os", que na voz passiva corresponde ao sujeito "Eles") e um complemento preposicional, neste caso introduzido pela preposição "de" ("do perigo" ou "de que podia haver perigo"). Nas frases em que o complemento preposicional contém uma frase completiva introduzida pela conjunção "que" (ex.: "avisou-os de que" ou "foram avisados de que"), é frequente haver a omissão da preposição "de" (ex.: "avisou-os que" ou "foram avisados que"), mas este facto, apesar de ser muito frequente, é por vezes condenado por alguns puristas da língua.