PT
BR
Pesquisar
Definições



desar

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desardesar
( de·sar

de·sar

)


nome masculino

1. Falta de garbo ou de gentileza. = DESELEGÂNCIA

2. Aquilo que mancha a reputação; defeito moral. = DESDOURO, DESLUSTRE, DESONRA, LABÉU, NÓDOA, VERGONHA, VÍCIOVIRTUDE

3. Acção pouco airosa.

4. Coisa ou acontecimento, geralmente imprevisto, que contraria ou dificulta (ex.: desares da fortuna). = CONTRATEMPO, FRACASSO, REVÉSÊXITO, SUCESSO

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: DESAIRE

etimologiaOrigem etimológica:des- + ar.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Numa pesquisa no Google, encontrei várias vezes a expressão "há espera", por exemplo: "torneios há espera de concorrentes". É correcto dizer "há espera"? Não será "à espera"?
No contexto que refere, deverá ser utilizada a locução prepositiva à espera de, que significa “aguardando por” (torneios à espera de concorrentes) e que poderá encontrar registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que também regista a locução adverbial à espera (Ex.: os doentes já estão à espera há muito tempo). Esta locução tem estrutura semelhante a muitas outras locuções prepositivas em português (contracção da preposição a com o artigo definido a seguida de substantivo feminino e da preposição de), como, por exemplo, à beira de, à conta de, à disposição de, à frente de. A expressão há espera poderá apenas ser usada em contextos onde se pretenda dizer que "existe uma espera" (ex.: nos acessos à ponte há espera prolongada).



Gostaria de saber qual a associação correcta de artigos à palavra "afia" e a justificação para tal. Será "o afia" ou "a afia"?
A palavra afia, redução do nome masculino afia-lápis e sinónimo de apara-lápis, apenas se encontra registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, estando classificada como substantivo masculino (ex: o afia tem as lâminas gastas). No entanto, pesquisas em corpora e motores de pesquisa da Internet permitem verificar que esta palavra é considerada por alguns falantes como substantivo feminino (ex.: queria comprar uma afia de plástico), o que pode ser explicado por uma regularização feita por analogia com as restantes palavras graves terminadas em -ia (ex.: academia, energia, geografia, monarquia, olaria), que são geralmente femininas.