Significado de derrube-se-lhos

    A forma derrube-se-lhospode ser [masculino singular de derrubederrube], [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de derrubarderrubar], [terceira pessoa singular do imperativo de derrubarderrubar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de derrubarderrubar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    derrubarderrubar
    ( der·ru·bar

    der·ru·bar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Deitar abaixo. = ABATER, DERRIBAR, DESMORONAR

    2. Arrasar, destruir. = DERRUIR

    3. Tirar alguém do poder. = DESTITUIR

    4. Dominar algo ou alguém.

    5. [Brasil] [Brasil] Ter relações sexuais.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: derrabar, derribar.
    derrubederrube
    ( der·ru·be

    der·ru·be

    )

    nome masculino

    1. Ato ou efeito de fazer cair, de derrubar (ex.: derrube de estátuas).

    2. Ato de abater grandes árvores para destinar o terreno a plantações (ex.: derrube de florestas). = ABATE

    3. Remoção do poder vigente (ex.: derrube de um regime). = DESTITUIÇÃO, DEPOSIÇÃO

    etimologiaOrigem:derivação regressiva de derrubar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "derrube-se-lhos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    derrocado | adj.

    Derrubado, arruinado, desmoronado....


    derruído | adj.

    Que se derruiu; que foi deitado abaixo ou caiu....


    lasso | adj.

    Não apertado ou com folga....


    abatis | n. m.

    Entrincheiramento feito com árvores derrubadas voltadas para o inimigo, para lhe impedir o assalto....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "derrube-se-lhos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Trabalho como docente na Academia de Polícia Militar e utilizamos muito a expressão 'Companhia Tático Móvel'. Tenho duas dúvidas:
      1. quanto ao hífen: deve-se obrigatoriamente utilizar o hífen no composto Tático-Móvel, ou também é correta a forma Tático Móvel, sem hífen?
      2. como é a forma plural do composto? Companhias Tático Móveis ou Companhias Tático Móvel?