Significado de demudava-se-te

    A forma demudava-se-tepode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de demudardemudar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de demudardemudar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    demudardemudar
    ( de·mu·dar

    de·mu·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    Fazer ou sofrer alteração. = ALTERAR, MODIFICAR, MUDAR, TRANSFORMAR ≠ CONSERVAR, MANTER

    etimologiaOrigem:latim demuto, -are.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    demudar | v. tr. e pron.

    Fazer ou sofrer alteração....


    desmudar | v. tr. e pron.

    Fazer ou sofrer alteração....


    transtornar | v. tr. | v. pron.

    Alterar a ordem ou a colocação de....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "demudava-se-te" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Utilizo com frequência o vosso dicionário online; numa das últimas consultas que efectuei, pretendi o significado de colocásia; a informação obtida foi de "planta arácea"; ora ao tentar descobrir o que significa arácea, o dicionário não encontrou a palavra, o que me surpreendeu, pois esta é utilizada para definir a primeira.


      Si e consigo só podem ter valor reflexivo ou podem ser usados quando nos dirigimos a alguém a quem tratamos por "você"? Em relação a para si e consigo, já ouvi dizer que só têm valor reflexivo, não sendo substituíveis por "para o senhor"/"com o senhor", mas sim como "para o senhor mesmo" / "com o senhor mesmo".