PT
BR
Pesquisar
Definições



demais

A forma demaispode ser[advérbio], [conjunção coordenativa], [nome masculino plural], [nome masculino], [preposição], [quantificador existencial e pronome indefinido de dois géneros e dois números] ou [quantificador existencial e pronome indefinido].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
demaisdemais
( de·mais

de·mais

)


advérbio

1. A acrescentar ao que acaba de ser dito (ex.: o hotel tem óptimas instalações; demais, está preparado para receber deficientes). = ADEMAIS, ALÉM DISSO

2. Para além da medida ou da intensidade considerada normal; em demasia ou em excesso. [Nota: no português de Portugal, é recomendada a locução "de mais".]


quantificador existencial e pronome indefinido

3. Acompanhado de artigo, indica o outro ou os outros; restante (ex.: os utentes da biblioteca devem falar baixo apenas se necessário e sem perturbar os demais; nós e os demais presentes fomos testemunhas).


demais a mais

O mesmo que de mais a mais.

por demais

O mesmo que por de mais.

etimologiaOrigem etimológica: de + mais.
Ver também resposta à dúvida: de mais / demais.
maismais


advérbio

1. Em maior quantidade.

2. Em maior grau.

3. Outra vez.

4. Antes, melhor, preferentemente.

5. Além.

6. Em construções negativas, indica fim ou limite de determinada acção (ex.: não discutam mais).

7. Ainda.


quantificador existencial e pronome indefinido de dois géneros e dois números

8. Maior quantidade.


nome masculino

9. O resto, o restante (ex.: do mais não queremos falar; o importante é a saúde, o mais não importa).

10. Maior quantidade ou maior quantia.

11. Outra coisa.


nome masculino plural

12. Os outros.


conjunção coordenativa

13. Usa-se para indicar adição (ex.: dois mais dois são quatro). = E


preposição

14. [Informal] [Informal] Com (ex.: saiu mais os miúdos para passear).SEM


a mais

Em quantidade superior; acima de (ex.: a obra custou 4 milhões a mais do que o previsto).A MENOS

até mais

Fórmula de despedida que o locutor dirige a alguém que pretende reencontrar brevemente. = ATÉ À VISTA, ATÉ MAIS VER

de mais

[Portugal] [Portugal] Para além da medida ou da intensidade considerada normal; em demasia ou em excesso. [No português do Brasil, escreve-se aglutinadamente: "demais".]

de mais a mais

Para além do que foi dito anteriormente; ainda em cima.

mais ou menos

Aproximadamente.

Nem bem nem mal, podendo exprimir dúvida ou hesitação.

por de mais

Debalde, inutilmente.

Em demasia ou em excesso.

etimologiaOrigem etimológica: latim magis.
iconeConfrontar: mas; más, feminino plural de mau.
Ver também resposta à dúvida: de mais / demais.
demaisdemais

Auxiliares de tradução

Traduzir "demais" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Com a nova terminologia como é classificada a palavra "inverno"? Nome próprio ou comum? Esta dúvida prende-se ao facto de este vocábulo passar a ser escrito com letra minúscula por força do novo acordo ortográfico.
A classificação da palavra "inverno" não muda com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, pois este acordo visa alterar apenas a ortografia e não a classificação das classes de palavras.

Para além da convenção de usar maiúsculas em início de frase e das opções estilísticas de cada utilizador da língua, o uso de maiúsculas está previsto pelos documentos legais que regulam a ortografia do português (o Acordo Ortográfico de 1990, ou, anteriormente, o Acordo Ortográfico de 1945, para o português europeu, e o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil).

O Acordo Ortográfico de 1990 deixou de obrigar as maiúsculas, por exemplo, nas estações do ano, mas deve referir-se que o Acordo Ortográfico de 1945 também não obrigava a maiúscula inicial nas palavras "inverno", "primavera", "verão" e "outono" nos significados que não correspondem a estações do ano (ex.: o menino já tem 12 primaveras [=anos]; este ano não tivemos verão [=tempo quente]; o outono da vida).

Um nome próprio designa um indivíduo ou uma entidade única, específica e definida. Antes ou depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, a palavra "inverno" tem um comportamento que a aproxima de um nome comum, pois admite restrições (ex.: tivemos um inverno seco ) e pode variar em número (ex.: já passámos vários invernos no Porto), havendo inclusivamente uma acepção da palavra em que é sinónima de "ano" (ex.: era um homem já com muitos invernos).

A reflexão acima aplica-se a outras divisões do calendário (nomeadamente nomes de meses e outras estações do ano).




Gostava de saber se a palavra anti-terrorista é hifenizada ou não.
Deve escrever-se antiterrorista e não anti-terrorista, quer se escreva de acordo com o Acordo Ortográfico de 1945 (cf. Base XXIX), quer de acordo com Acordo Ortográfico de 1990 (cf. Base XVI).

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de formação anti- apenas deve ser ligado por hífen a palavras que comecem por h (ex.: anti-higiénico), i (ex.: anti-ibérico), r (ex.: anti-rugas) ou s (ex.: anti-semita).

Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, o elemento de formação anti- apenas deve ser ligado por hífen a palavras que comecem por h ou por i (ex.: anti-higiénico, anti-ibérico). No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, não deverá ser seguido de hífen e aquela consoante deve ser dobrada (ex.: antirrugas, antissemita).