PT
BR
Pesquisar
Definições



dedeira

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
dedeiradedeira
( de·dei·ra

de·dei·ra

)
Imagem

EncadernaçãoEncadernação

Impressão ou recorte feito junto ao corte das folhas de um livro, para destacar a ordenação alfabética, nomeadamente em dicionários, ou os capítulos em que se divide.


nome feminino

1. Cada um dos dedos de uma luva.

2. Peça ou pedaço de pano, couro, borracha ou outro material, com que se reveste ou protege o dedo.

3. Peça de borracha aplicada no dedo para facilitar o acto de folhear ou contar folhas de papel.

4. Peça para aplicar no dedo.

5. [Encadernação] [Encadernação] Impressão ou recorte feito junto ao corte das folhas de um livro, para destacar a ordenação alfabética, nomeadamente em dicionários, ou os capítulos em que se divide.Imagem

6. [Música] [Música] Espécie de dedal dotado de uma peça para fazer vibrar as cordas de alguns instrumentos.Imagem

etimologiaOrigem etimológica:dedo + -eira.

iconeConfrontar: dadeira.
dedeiradedeira

Auxiliares de tradução

Traduzir "dedeira" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Qual a divisão silábica de obstáculo?
A divisão silábica para translineação da palavra obstáculo deverá ser obs.tá.cu.lo.

A divisão silábica para translineação está regulada para o português europeu pela base XLVIII do Acordo Ortográfico de 1945 ou pela base XXI do Acordo Ortográfico de 1990.

Segundo o texto legal, nas sequências com mais de duas consoantes, se houver um grupo indivisível (isto é, as sequências bl, cl, dl, gl, pl, tl; br, cr, dr, gr, pr, tr; ch, fl, vl; fr, vr; nh, lh), a divisão faz-se com esse grupo em início de sílaba, ficando a(s) consoante(s) restante(s) ligada(s) à sílaba anterior (ex.: a.col.cho.ar, angs.tröm, cam.brai.a, cir.cuns.cri.ção, cons.tran.ge.dor, des.bra.var, des.fral.dar, des.plu.mar, des.pri.mor, ec.tlip.se, em.ble.ma, es.gri.mir, hi.po.con.dri.a, in.clu.ir, in.gle.sar, ins.cre.ver, in.tri.gar, trans.gre.dir). Nestas mesmas sequências com mais de duas consoantes, se não houver grupos indivisíveis, a divisão faz-se sempre antes da última consoante (ex.: abs.ten.ção, an.tárc.ti.co, disp.nei.a, felds.pa.to, in.ters.te.lar, lamb.da.cis.mo, sols.ti.ci.al, tungs.té.ni.o).