PT
BR
Pesquisar
Definições



decepara-o

A forma decepara-opode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de decepardecepar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de decepardecepar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
decepardecepar
( de·ce·par

de·ce·par

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Cortar cerce.

2. Separar de todo (com instrumento cortante).

3. Degolar.

4. Amputar.

5. Mutilar; cortar.

6. Abater.

7. Desligar; desunir.

8. Interceptar.

9. Derrubar.

etimologiaOrigem etimológica:de- + cepo + -ar.
Confrontar: descepar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "decepara-o" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




Na frase Os únicos defeitos dela são ser chata e teimosa estou em dúvida quanto ao uso da palavra único no plural.
O substantivo defeito é masculino (ex.: o copo tem um defeito) e o adjectivo único concorda em género e número com o substantivo que modifica (ex.: nestas férias não leu um único livro, vendeu as únicas jóias que possuía), pelo que a frase Os únicos defeitos dela são ser chata e teimosa está correcta.