PT
BR
Pesquisar
Definições



dácnis-meleiro-de-bico-curto

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
dácnis-meleiro-de-bico-curtodácnis-meleiro-de-bico-curto
( dác·nis·-me·lei·ro·-de·-bi·co·-cur·to

dác·nis·-me·lei·ro·-de·-bi·co·-cur·to

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Cyanerpes nitidus) da família dos traupídeos. = SAÍ-DE-BICO-CURTO

etimologiaOrigem etimológica: dácnis + meleiro + de + bico + curto.
dácnis-meleiro-de-bico-curtodácnis-meleiro-de-bico-curto

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



"Lembro ainda que alguns médicos estão com o período 2006/2007 vencidos, necessitando o agendamento e regulamentarização destes o mais breve possível." Tenho dúvidas na palavra regulamentarização. Está correta? Eu acho que não.
Apesar de o substantivo regulamentarização se encontrar bem formado (trata-se da nominalização de regulamentarizar, neologismo verbal formado pela aposição do sufixo -izar ao adjectivo regulamentar), não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, pelo que é preferível o uso do substantivo regulamentação, formado pela aposição do sufixo -ção ao verbo regulamentar.



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).