Significado de cremamos-no-la

    Será que queria dizer cremámos-no-la?

    A forma cremamos-no-lapode ser [primeira pessoa plural do presente do indicativo de cremarcremar] ou [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de cremarcremar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    cremarcremar
    ( cre·mar

    cre·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Queimar (cadáver) até reduzir a cinzas (ex.: assinou a autorização para cremar o corpo). = INCINERAR

    etimologiaOrigem:latim cremo, -are, queimar, consumir pelo fogo.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "cremamos-no-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    Em que se faz a cremação (forno)....


    anticelulite | adj. 2 g. 2 núm.

    Que pretende combater a celulite (ex.: cremes anticelulite)....


    Que causa obstrução dos poros, provocando pontos negros (ex.: creme não comedogénico)....


    charlota | n. f.

    Pastelão de creme, cercado de palitos, biscoitos ou tiras de pão-de-ló....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "cremamos-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??


      A palavra fim de semana, aparece em todo o lado escrita com hífen, inclusive no vosso dicionário. Contudo, quando estudei a língua portuguesa nas cadeiras da faculdade, foi-nos dado como referência um manual que nos serviu como a Bíblia da Língua Portuguesa: a Nova Gramática do Português Contemporâneo. Esta gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra afirma na página 107 que a palavra fim de semana é um exemplo de quando os elementos justapostos conservam a sua "autonomia gráfica", tais como Idade Média e pai de família. Assim sendo, gostaria que me informassem se é correcto a utilização das duas formas, ou se a Nova Gramática já está desactualizada.