PT
BR
Pesquisar
Definições



corajosos

A forma corajososé [masculino plural de corajosocorajoso].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
corajosocorajoso
|jô| |jô|
( co·ra·jo·so

co·ra·jo·so

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou o que é dotado de coragem, valentia (ex.: pessoa corajosa; os corajosos enfrentam o perigo). = BRAVO, INTRÉPIDO, VALENTECOBARDE, MEDROSO

2. Que ou o que revela força, persistência, determinação perante uma dificuldade ou um obstáculo (ex.: medida corajosa; os corajosos não desistem).

etimologiaOrigem etimológica: corag[em] + -oso.
vistoPlural: corajosos |ó|.
iconPlural: corajosos |ó|.
corajososcorajosos

Auxiliares de tradução

Traduzir "corajosos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.



Os pronomes de tratamento (como V. exa.) devem ser inscritos em maiúsculas ou minúsculas?
As formas de tratamento são palavras ou locuções que o falante usa para interpelar a(s) pessoa(s) ou entidade(s) a quem se dirige.

Esta categoria inclui os pronomes pessoais de segunda pessoa (tu, vós), e ainda os pronomes de tratamento, isto é, outros pronomes pessoais de segunda pessoa (você, vocês) e também palavras e locuções (ex.: Excelência, o senhor, Vossa Senhoria) que obrigam à concordância do verbo com a terceira pessoa (ex.: você foi incorrecto, o senhor está bem?).

As formas de tratamento são usualmente grafadas em maiúsculas (ex.: Vossa Alteza), excepto quando se trata de pronomes pessoais ou de locuções como o senhor, a senhorita (ex.: você vem connosco; a menina pode dizer-me as horas?).