PT
BR
Pesquisar
Definições



continuíssimas

A forma continuíssimasé [derivação feminino plural de contínuocontínuo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
contínuocontínuo
( con·tí·nu·o

con·tí·nu·o

)


adjectivoadjetivo

1. Que não cessa. = CONTINUADO, CONSTANTE, ININTERRUPTO, SEGUIDO, SUCESSIVODESCONTÍNUO

2. Que não tem separadas umas das outras as partes de que se compõe.

3. Que é regular.

4. [Fonética] [Fonética] Que é produzido sem um fechamento completo à passagem do ar (ex.: consoante contínua; som contínuo). = CONTINUANTE


nome masculino

5. Sequência ininterrupta.

6. Aquilo que não tem intervalos, interrupções ou lacunas.

7. Máquina de fiar.

8. [Administração] [Administração] Funcionário administrativo de empresa ou repartição pública.

9. [Administração] [Administração] Funcionário que, geralmente em ambiente escolar, desempenha funções nas áreas da organização, higiene, limpeza e vigilância.


de contínuo

Sem interrupções.

Sem demoras; de imediato.

etimologiaOrigem etimológica:latim continuus, -a, -um.
continuíssimascontinuíssimas


Dúvidas linguísticas



Qual a diferença entre canhoto e esquerdino?
As palavras esquerdino e canhoto são sinónimas na acepção “que usa habitual ou preferencialmente a mão ou o pé esquerdo”.



Tenho visto e utilizado com frequência a palavra contratualização; no entanto, não sei se a mesma realmente existe em português ou se provém de outra língua qualquer.
O substantivo contratualização é uma derivação do verbo contratualizar. Estas duas palavras seguem as regras de boa formação na língua portuguesa, pois a palavra contratualizar é formada com adjunção do sufixo -izar ao adjectivo contratual, formando um verbo com o significado aproximado de “dar carácter contratual” ou “estabelecer de forma contratual”. A palavra contratualização corresponde, por sua vez, à adjunção do sufixo -ção ao verbo, designando o “acto ou efeito de contratualizar”. Ambas as palavras usam dois sufixos (-izar e -ção) de alta produtividade em português na formação de neologismos (seguem o mesmo paradigma, por exemplo, dos pares actualizar/actualização, conceptualizar/conceptualização, visualizar/visualização) e uma pesquisa em corpora e motores de busca na internet evidencia o seu uso muito divulgado.