PT
BR
    Definições



    conjunções

    A forma conjunçõesé [feminino plural de conjunçãoconjunção].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    conjunçãoconjunção
    ( con·jun·ção

    con·jun·ção

    )


    nome feminino

    1. Concurso simultâneo para um fim comum (ex.: conjunção de esforços). = LIGAÇÃO, REUNIÃO, UNIÃO

    2. Conjunto de circunstâncias ou acontecimentos num dado momento. = CONJUNTURA

    3. [Gramática] [Gramática] Palavra invariável que serve para introduzir orações e constituintes coordenados e orações subordinadas completivas e adverbiais.

    4. [Astronomia] [Astronomia] Encontro aparente de dois astros no mesmo ponto ou alinhamento, visto da Terra.

    5. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Fluxo sanguíneo periódico eliminado pela vagina entre a puberdade e a menopausa. = MENSTRUAÇÃO, MÊNSTRUO, REGRAS


    conjunção coordenativa

    [Gramática] [Gramática]  Conjunção que liga orações ou constituintes da mesma categoria ou que desempenham a mesma função sintáctica, sem dependência hierárquica (ex.: conjunção coordenativa adversativa; conjunção coordenativa copulativa; conjunção coordenativa disjuntiva; conjunção coordenativa explicativa).

    conjunção da Lua

    [Astronomia] [Astronomia]  Ocasião da lua nova.

    conjunção subordinativa

    [Gramática] [Gramática]  Conjunção que introduz orações subordinadas completivas e adverbiais (ex.: conjunção subordinativa causal; conjunção subordinativa completiva; conjunção subordinativa condicional; conjunção subordinativa temporal).

    etimologiaOrigem: latim conjunctio, -onis.
    Significado de conjunçãoSignificado de conjunção

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "conjunções" para: Espanhol Francês Inglês


    Dúvidas linguísticas


    Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda. Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia. Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral? Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences. Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.


    Qual é o feminino de maestro?