Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
congrocongro | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

con·gro con·gro
(latim congrus, -i)
substantivo masculino

[Ictiologia]   [Ictiologia]  Peixe teleósteo marinho, da família dos anguilídeos, do género Conger, de corpo sem escamas, comprido e cilíndrico, de cor escura cinzenta azulada, que vive nas covas dos rochedos.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "congro" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Qual a forma correcta de escrever/dizer no plural bolo-rei?
Teoricamente, são possíveis as formas bolos-reis e bolos-rei.

Por um lado, pode considerar-se que o plural é bolos-reis pois, em muitas palavras compostas por dois substantivos, ambos flexionam no plural (cf. Celso CUNHA e Lindley CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 189). Por outro lado pode considerar-se que o plural é bolos-rei porque "o segundo termo da composição é um substantivo que funciona como determinante específico" (Celso CUNHA e Lindley CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 188).

Em Portugal, a forma bolos-reis é a que se encontra mais registada (é, por exemplo, a forma preconizada por Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) e no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa: Verbo, 2001).




Gostava de saber se a palavra anti-terrorista é hifenizada ou não.
Deve escrever-se antiterrorista e não anti-terrorista, quer se escreva de acordo com o Acordo Ortográfico de 1945 (cf. Base XXIX), quer de acordo com Acordo Ortográfico de 1990 (cf. Base XVI).

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de formação anti- apenas deve ser ligado por hífen a palavras que comecem por h (ex.: anti-higiénico), i (ex.: anti-ibérico), r (ex.: anti-rugas) ou s (ex.: anti-semita).

Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, o elemento de formação anti- apenas deve ser ligado por hífen a palavras que comecem por h ou por i (ex.: anti-higiénico, anti-ibérico). No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, não deverá ser seguido de hífen e aquela consoante deve ser dobrada (ex.: antirrugas, antissemita).

pub

Palavra do dia

na·so·ge·ni·a·no na·so·ge·ni·a·no
(naso- + geniano)
adjectivo
adjetivo

[Anatomia]   [Anatomia]  Relativo ao nariz e à região do queixo (ex.: sulco nasogeniano).

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/congro [consultado em 22-09-2018]