PT
BR
Pesquisar
Definições



congruamente

A forma congruamentepode ser [derivação de côngruocôngruo] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
congruamentecongruamente
( con·gru·a·men·te

con·gru·a·men·te

)


advérbio

De modo côngruo.

etimologiaOrigem etimológica:côngruo + -mente.

côngruocôngruo
( côn·gru·o

côn·gru·o

)


adjectivoadjetivo

1. Em que há congruência. = CONGRUENTEINCONGRUENTE, INCÔNGRUO

2. Que se adequa a determinado efeito, lugar ou objectivo. = ADEQUADO, APROPRIADO, CONGRUENTE, CONVENIENTE, PRÓPRIODESADEQUADO, IMPRÓPRIO, INADEQUADO, INAPROPRIADO

3. Proporcional ao mérito ou valor. = CONDIGNO

4. Suficiente para a sustentação ou sobrevivência (ex.: porção côngrua).

5. Declarado em termos claros (ex.: discurso côngruo).

6. Diz-se das figuras geométricas que têm o mesmo tamanho e a mesma forma, pois os ângulos e os lados correspondentes são iguais (ex.: figuras côngruas; rectângulos côngruos). = CONGRUENTE


de côngruo

Por merecimento proporcional.

etimologiaOrigem etimológica:latim congruus, -a, -um.

congruamentecongruamente


Dúvidas linguísticas



O particípio passado de imprimir é imprimido?! Que aconteceu ao impresso?!
De facto, impresso também é particípio passado de imprimir, pois este é um verbo que admite mais de um particípio passado, empregando-se geralmente esta forma com os auxiliares ser ou estar e a forma imprimido com os auxiliares ter ou haver.

Cunha e Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo [Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, p. 442], sugerem que o verbo imprimir só tem duplo particípio quando significa ‘estampar, gravar’, com o exemplo Este livro foi impresso em Portugal, e não quando significa ‘imprimir movimento’, com o exemplo Foi imprimida enorme velocidade ao carro).




O correto é um par de meia ou um par de meias ?
Entre outras acepções, o substantivo masculino par designa uma “peça de vestuário ou utensílio composto de duas partes iguais”, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Assim sendo, este substantivo funciona como uma espécie de colectivo e, tal como não é correcto dizer *um conjunto de pessoa (o asterisco indica agramaticalidade), também não é correcto dizer *um par de meia, mas sim um par de meias, um par de calças, um par de sapatos, etc. Sobre a hesitação relativamente ao uso do plural, consulte, por favor, a resposta óculos.