Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

confinamento

confinamentoconfinamento | n. m.
derivação masc. sing. de confinarconfinar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

con·fi·na·men·to con·fi·na·men·to


(confinar + -mento)
nome masculino

1. Acto ou efeito de confinar ou de se confinar.

2. Estado ou condição do que está em lugar fechado ou impossibilitado de sair, geralmente por razões de saúde ou segurança.

3. Estado ou condição do quem se retira para lugar reservado. = CLAUSURA, ISOLAMENTO, RETIRO

4. Limite, fronteira.


con·fi·nar con·fi·nar

- ConjugarConjugar

(confim + -ar)
verbo transitivo e intransitivo

1. Estar limítrofe; ter limite comum. = CONFRONTAR

verbo transitivo e pronominal

2. Limitar, circunscrever; desterrar alguém para determinada região distante.

3. Encerrar ou encerrar-se dentro de um espaço ou de certos limites. = ENCLAUSURAR, ISOLARDESCONFINAR, DESENCLAUSURAR, LIBERTAR, SOLTAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "confinamento" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...composição que já em 2020 vislumbrava este nosso «novo mundo», a partir do primeiro confinamento ..

Em R

esperar, uma vez que o confinamento impedia as pessoas de circular..

Em www.ultraperiferias.pt

...Em 2020, e contra todas as adversidades desse ano, foi feita a gravação em confinamento , do repertório de Mário Laginha, interpretado pelo mesmo e pelo Eixo do Jazz...

Em Casa das Artes

Para quem costumava fazer a fase final em confinamento , essa conta passou a

Em Caderno B

...57, morreu na tarde de sábado (30) após cair sobre a cerca elétrica de confinamento de gado em um assentamento rural de Itaquiraí..

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Ao consultar terebentina fui surpreendido com a variante terebintina. Qual é a soletração certa?
Ambas as grafias terebintina e terebentina são possíveis e estão registadas, por exemplo, no Grande Dicionário da Língua Portuguesa (12 vol., Porto: Amigos do Livro Editores, 1981) e no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa / Editorial Verbo, 2001).

A grafia terebintina está mais próxima do étimo latino (terebinthus = terebinto), razão pela qual alguns dicionários optaram pela sua inclusão em detrimento de terebentina, que está mais próxima do vocábulo francês (térébenthine). Pesquisas em corpora e em motores de busca na Internet revelam uma maior tendência dos falantes para o uso de terebintina, o que parece confirmar a opção dos dicionários.




Gostaria de saber qual a combinação linguística mais correcta no seguinte caso: Grandes Centros de Decisão ou Grandes Centros de Decisões.
A locução de base da dúvida colocada é centro de decisão, e é uma locução que já se encontra relativamente cristalizada na língua. Se quisermos pluralizar esta locução, pluralizaremos naturalmente em centros de decisão, pois trata-se de uma locução formada por um substantivo seguido da preposição de e de outro substantivo e nestes casos geralmente só flexiona o primeiro substantivo. Quando se antecede a locução de um adjectivo (grande, no caso), a flexão será idêntica: grande centro de decisão --> grandes centros de decisão. Esta explicação será mais clara se o exemplo for mais prosaico: se tivermos uma locução como casa de banho (ex.: o apartamento tem uma casa de banho) e a quisermos pluralizar, flexionaremos intuitivamente como casas de banho (ex.: o apartamento tem duas casas de banho).

O que foi dito anteriormente não invalida que se possa utilizar a locução centro de decisões, menos usual, mas também possível e sem nenhuma incorrecção. Poder-se-ia igualmente qualificar esta locução com um adjectivo (grande centro de decisões) e pluralizá-la (grandes centros de decisões).

pub

Palavra do dia

si·na·lag·má·ti·co si·na·lag·má·ti·co


(grego sunallagmatikós, -ê, -ón, relativo a contrato)
adjectivo
adjetivo

[Jurídico, Jurisprudência]   [Jurídico, Jurisprudência]  Que liga mutuamente dois contraentes (ex.: contrato sinalagmático; relação sinalagmática). = BILATERAL

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/confinamento [consultado em 23-05-2022]