Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

condicionalismo

condicionalismocondicionalismo | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

con·di·ci·o·na·lis·mo con·di·ci·o·na·lis·mo


(condicional + -ismo)
nome masculino

1. Factor que condiciona ou que cria condicionamentos. = CONDICIONANTE

2. Conjunto de circunstâncias que envolvem um facto ou uma acção.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "condicionalismo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...que o clube comprou ao Santos por 6,5 milhões de euros – constitui um condicionalismo grande a qualquer eventual libertação ou, pelo menos, será um entrave a um possível...

Em Fora-de-jogo

Setembro, na minha única gravidez sem preocupações, condicionalismo ou exames..

Em As minhas Receitas

...siga na senda do progresso científico que nunca nos foi negado por qualquer estranho condicionalismo endógeno ou exógeno, mas sim pela ausência de vontade e de orientação politica

Em De Rerum Natura

...me fascinam, sobretudo porque, apesar do seu extremo rigor de escrita e, consequentemente de condicionalismo , permite um enorme campo de busca e interpretação pessoal..

Em humorgrafe

...me fascinam, sobretudo porque, apesar do seu extremo rigor de escrita e, consequentemente de condicionalismo , permite um enorme campo de busca e interpretação pessoal..

Em humorgrafe
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A minha questão é sobre a palavra transgénico, relativamente à alteração genética de vegetais e plantas. Como se diz correctamente?
A dúvida parece recair sobre a pronúncia do -s- na primeira sílaba da palavra transgénico. Se as sílabas fossem lidas pausadamente, a sua transcrição corresponderia a trans [trãZ] - ['] - ni [ni] - co [ku], o que originaria uma repetição do som [Z] (este símbolo representa o som da letra j em já ou judo, mas é também o som correspondente à letra s quando esta precede uma consoante sonora, como o som [Z]): [trãZ'ZÈniku]. No entanto, como o nosso sistema articulatório tem dificuldade em pronunciar duas consoantes idênticas seguidas, elas são fundidas num só som: [trã'ZÈniku].




Tenho uma séria dúvida em relação à palavra logotipo. Gostaria de saber exactamente como se escreve, com acento ou sem acento: logotipo ou logótipo. No vosso dicionário aparece logótipo.
A forma esdrúxula ou proparoxítona (logótipo) é mais correcta, uma vez que o elemento de formação -tipo (do gr. týpos ‘marca, símbolo’) pressupõe a formação de palavras esdrúxulas e não graves (ex.: estereótipo, fotótipo). Apesar disso, a variante grave (logotipo) é bastante usual hoje em dia, pelo que já é registada em alguns dicionários de língua portuguesa actuais, sendo no entanto considerada menos correcta que a forma esdrúxula (logótipo).
pub

Palavra do dia

qui·cha·ça qui·cha·ça


(alteração de cachaça)
nome feminino

[Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Acto ou estado de quem repete ou mantém uma afirmação, uma acção ou um comportamento, sem desistir ou aceitar recusa. = CASMURRICE, OBSTINAÇÃO, TEIMA, TEIMOSIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/condicionalismo [consultado em 20-05-2022]