Significado de computares-no-lo

    A forma computares-no-lopode ser [segunda pessoa singular do futuro do conjuntivo de computarcomputar] ou [segunda pessoa singular infinitivo flexionado de computarcomputar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    computarcomputar
    ( com·pu·tar

    com·pu·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Fazer o cômputo de.

    2. Calcular; orçar.

    3. Contar.

    4. [Informática] [Informática] Processar através de computadores.

    etimologiaOrigem:latim computo, -are, calcular, contar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "computares-no-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    computador | n. m.

    O que faz cálculos (pessoa ou máquina)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "computares-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Qual destas frases está correcta: «Ele assegurou-me que viria» ou «Ele assegurou-me de que viria»? Li que o verbo "assegurar" é regido pela preposição "de" quando é conjugado pronominalmente; no entanto, só me soa bem dessa forma quando ele é conjugado reflexivamente, como em "Eles asseguraram-se de que não eram seguidos". Afinal, como é que é? Obrigada.