PT
BR
Pesquisar
Definições



colmarem

A forma colmarempode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de colmarcolmar] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de colmarcolmar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
colmarcolmar
( col·mar

col·mar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Cobrir de colmo.

2. Encher.

3. Conceder com abundância.

4. Rematar.

5. Completar.

6. Elevar ao ponto mais alto.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

7. Diz-se de variedade de pêra serôdia.

etimologiaOrigem etimológica:colmo + -ar.
colmaremcolmarem


Dúvidas linguísticas



O correto é um par de meia ou um par de meias ?
Entre outras acepções, o substantivo masculino par designa uma “peça de vestuário ou utensílio composto de duas partes iguais”, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Assim sendo, este substantivo funciona como uma espécie de colectivo e, tal como não é correcto dizer *um conjunto de pessoa (o asterisco indica agramaticalidade), também não é correcto dizer *um par de meia, mas sim um par de meias, um par de calças, um par de sapatos, etc. Sobre a hesitação relativamente ao uso do plural, consulte, por favor, a resposta óculos.



Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.