Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

circunjacente

circunjacentecircunjacente | adj. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cir·cun·ja·cen·te cir·cun·ja·cen·te


(latim circumjacens, -entis, particípio presente de circumjaceo, -ere, estar colocado à volta de, estar posto em redor de)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

Que está situado em volta. = CIRCUNVIZINHO

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...em cada movimento, como se fossem cravejados de brilhantes, aumentando ainda mais a maravilha circunjacente ..

Em Círculo do Graal

...da maneira mais pura para o homem, bem como para o ambiente a ela circunjacente ..

Em mensagemdograal.blogs.sapo.pt

...em cada movimento, como se fossem cravejados de brilhantes, aumentando ainda mais a maravilha circunjacente ..

Em mensagemdograal.blogs.sapo.pt

...da maneira mais pura para o homem, bem como para o ambiente a ela circunjacente ..

Em Círculo do Graal

...tombado pelo município , assim como em sua inserção no conjunto panorâmico ou urbanístico circunjacente ;;

Em www.robertomoraes.com.br
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se a palavra secalhar existe, como sinónimo de provavelmente. Há quem use em separado (Como está a chover, se calhar hoje não há ensaio), mas a versão Como está a chover, secalhar hoje não há ensaio é correcta?
A locução se calhar pode, de facto, ser sinónimo de provavelmente, mas sempre como duas palavras separadas, pois trata-se da conjunção condicional se e do verbo calhar. Se estiver numa só palavra, trata-se de um erro ortográfico.



Gostava que me informassem, se possível, sobre como se aplica o artigo na palavra personagem. Diz-se o personagem ou a personagem?
A palavra personagem entrou no português vinda do francês, e, regra geral, as palavras que no francês terminam em -age e que são masculinas (ex.: bagage, barrage, camouflage, dérapage, etc.), em português terminam em -agem e são femininas (ex.:bagagem, barragem, camuflagem, derrapagem, etc.). Acontece que o uso da palavra pelos falantes ou a influência do género masculino em francês levaram a que a palavra já esteja registada em obras lexicográficas de referência como palavra feminina ou masculina (por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências/Verbo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002), do Círculo de Leitores, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa (2004), da Porto Editora).

O artigo definido deverá então concordar com o substantivo personagem em género e número, consoante a consideremos palavra feminina (O Jasão é a minha personagem favorita) ou masculina (A Medeia é o meu personagem favorito). O que é importante é, no mesmo texto ou documento, ser coerente com a opção tomada e mantê-la.

pub

Palavra do dia

ru·be·ta |ê|ru·be·ta |ê|


(latim rubeta, -ae)
nome feminino

[Zoologia]   [Zoologia]  Anfíbio anuro, geralmente de corpo verde e ventre branco, que pode ser encontrado na Europa e em África. = RÃ-DAS-MOITAS, RELA, RAINETA, REINETA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/circunjacente [consultado em 28-07-2021]