Significado de ciciava-se-mos

    A forma ciciava-se-mospode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de ciciarciciar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de ciciarciciar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    ciciarciciar
    ( ci·ci·ar

    ci·ci·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Pronunciar com cicio.

    2. Ser cicioso.

    3. Rumorejar levemente (como a aragem na rama das árvores).

    verbo transitivo

    4. Segredar, dizer baixinho.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    ciciante | adj. 2 g.

    Que cicia ou murmura....


    cicio | n. m.

    Som das folhas ou ramas movidas pela aragem....


    rumorejo | n. m.

    Ruído confuso não muito forte....


    bichanar | v. intr. | v. tr.

    Falar em voz baixa, ciciando as palavras....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "ciciava-se-mos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      No âmbito do meu trabalho surgiu-me uma dúvida na aplicação do Novo Acordo Ortográfico. Agradecia que me ajudassem. Segundo as regras a palavra “Egipto” deveria manter-se como tal pois o “p” sempre se leu, correto? A minha dúvida é que há vários meios de comunicação a falar “Egito” mas depois mantêm palavras com “Egípcios”, etc. Outra possibilidade é que na palavra em questão seja aceite a dupla grafia, mas mesmo assim seria o mais correto mantermos o “Egipto”, não?