PT
BR
Pesquisar
Definições



chupa-mel

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
chupa-melchupa-mel
( chu·pa·-mel

chu·pa·-mel

)


nome masculino

1. [Botânica] [Botânica] O mesmo que madressilva.

2. [Ornitologia] [Ornitologia] O mesmo que colibri.

vistoPlural: chupa-meles ou chupa-méis.
etimologiaOrigem etimológica:forma do verbo chupar + mel.
iconPlural: chupa-meles ou chupa-méis.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual o antônimo de pensando.
É difícil encontrar uma palavra antónima para o verbo pensar (o mais fácil é a locução não pensar). No entanto, e apenas em alguns contextos, é possível utilizar o antónimo esquecer (por exemplo, pensou no pai) ou desconhecer (por exemplo, pensou na solução mais correcta).



Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: nos dicionários de Francês/Português a palavra quiche é substantivo masculino (le quiche). Mas quando a aplicamos num texto em português, é correcto escrever-se o quiche ou a quiche?
Segundo os vários dicionários monolingues de francês consultados (por exemplo, o Petit Robert e o Trésor de la Langue Française), a palavra quiche é, em francês, substantivo feminino. Aparentemente, a atribuição do género masculino em francês trata-se de um erro de classificação no dicionário bilingue que consultou.

Os dicionários de português que registam a palavra quiche optam por classificá-la como substantivo feminino (Dicionário Aurélio e Dicionário de Usos do Português do Brasil) e como substantivo de dois géneros (Dicionário Houaiss). No entanto, é possível considerar, pelas ocorrências em corpora e em motores de pesquisa da internet, que a palavra quiche é usada como substantivo feminino maioritariamente no português de Portugal. No português do Brasil, verifica-se uma maior oscilação entre o género feminino e o masculino.