PT
BR
Pesquisar
Definições



cheiricavam

A forma cheiricavamé [terceira pessoa plural do pretérito imperfeito do indicativo de cheiricarcheiricar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cheiricarcheiricar
( chei·ri·car

chei·ri·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Cheirar repetidamente e em várias direcções (ex.: o cão entrou disparado, cheiricando os vários cantos do armazém). = FARISCAR

2. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Intrometer-se com curiosidade; investigar algo (ex.: o que é que estavas a cheiricar no escritório?). = BISBILHOTAR, ESPIOLHAR

etimologiaOrigem etimológica:cheiro + -icar.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).




Tenho verificado a existência, ao longo do país , de repetição de topónimos; por exemplo: Trofa, Gondar, Bustelo. Qual é a etimologia dessas palavras?
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, o topónimo Bustelo, muito frequente em Portugal e na Galiza, talvez seja diminutivo de busto ‘campo de pastagem’. Quanto a Gondar, o autor aventa a hipótese de provir de uma hipotética forma gótica (ou goda) Gunthi-harjis ‘exército para combate’. Por fim, o topónimo Trofa é de origem obscura.