PT
BR
Pesquisar
Definições



charneira

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
charneiracharneira
( char·nei·ra

char·nei·ra

)


nome feminino

1. Peça composta por duas partes que ligam ao mesmo eixo, permitindo movimento em portas, janelas, tampas, abas de mesa, etc. = DOBRADIÇA

2. [Zoologia] [Zoologia] Parte onde se unem as valvas dos moluscos bivalves.

3. Extremidade (de correia, cilha, etc.) que, dobrada e cosida, segura uma fivela.

4. [Figurado] [Figurado] Pessoa ou coisa que une partes diferentes, que serve à união de dois grupos ou mundos diferentes.

5. [Geologia] [Geologia] Linha que une os pontos de máxima curvatura de uma dobra.

6. Pequena tira de papel que os filatelistas usam para prender o selo ao álbum.

7. [Anatomia] [Anatomia] Articulação que só permite movimento em dois sentidos opostos, como a articulação do cotovelo. = GÍNGLIMO


charneira universal

Aparelho que transmite o movimento de rotação de um a outro eixo.

etimologiaOrigem etimológica:francês charnière.

charneiracharneira

Auxiliares de tradução

Traduzir "charneira" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.