PT
BR
Pesquisar
Definições



chapim-do-cáspio

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
chapim-do-cáspiochapim-do-cáspio
( cha·pim·-do·-cás·pi·o

cha·pim·-do·-cás·pi·o

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Poecile hyrcanus) da família dos parídeos.

etimologiaOrigem etimológica: chapim + do + Cáspio, topónimo [grande extensão fechada de água entre o Azerbaijão, o Cazaquistão, o Irão, a Rússia e o Turquemenistão].
chapim-do-cáspio chapim-do-cáspio


Dúvidas linguísticas


Tenho uma dúvida com uma forma verbal: mante-lo-à (inserido numa frase do tipo este jogo mante-lo-à entretido durante séculos). É apenas com um acento no A e é um acento grave, certo? Agradecia imenso se me enviassem a forma correcta de escrever esta forma verbal e já agora, que regra é que se aplica na formulação e conjugação destes tempos verbais menos usuais.


Vi hoje na TV (RTP 1 - Falar bem português) que maçapão se escreve com ç e não com ss. No vosso dicionário on-line aparece com o mesmo significado escrito das duas maneiras. Está correcto ou a RTP 1 está errada?