PT
BR
Pesquisar
Definições



centrara

Será que queria dizer centrará?

A forma centrarapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de centrarcentrar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de centrarcentrar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
centrarcentrar
( cen·trar

cen·trar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Pôr no centro ou numa posição central. = CENTRALIZAR

2. [Mecânica] [Mecânica] Determinar um centro em.

3. Fazer coincidir numa série de centros para formar eixo.

4. Restabelecer o centro.

5. [Desporto] [Esporte] Atirar a bola para o centro ou para o grande eixo do terreno de jogo.


verbo transitivo e pronominal

6. Tornar ou tomar como centro ou como foco (ex.: é preciso centrar a atenção no nosso objetivo; centrou-se no trabalho).

sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: DESCENTRAR

etimologiaOrigem etimológica:centro + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "centrara" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



É possível utilizar a palavra coleccionismo? Qual a justificação para não se poder utilizar?
Não há qualquer motivo para não poder utilizar coleccionismo. Este substantivo, que designa a actividade de coleccionar, está correctamente formado (da raiz latina collectio, -onis "colecção" + sufixo -ismo) e surge registado em muitos dicionários de língua.



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.