PT
BR
Pesquisar
Definições



catilinária

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
catilináriacatilinária
( ca·ti·li·ná·ri·a

ca·ti·li·ná·ri·a

)


nome feminino

Acusação enérgica e eloquente contra alguém, semelhante aos discursos de Cícero (106 a.C.-42 a.C., cônsul romano) contra Catilina. = DESCOMPOSTURA, VERRINAELOGIO, LOUVOR

etimologiaOrigem etimológica:latim catilinaria [oratio], discurso contra Catilina, do latim catilinarius, -a, -um, relativo a Catilina (108 a.C.-62 a.C., senador romano).

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Por favor poderiam me dar o feminino desta frase: Os músicos estão na praça!
Uma frase não tem feminino ou masculino.

Se a questão se coloca quanto ao sujeito Os músicos, o feminino da palavra músico é música (ex.: Ela é música). Se se referir ao conjunto de músicos e músicas, então terá de ser Os músicos. Assim, se o sujeito da frase for feminino plural, será As músicas (mesmo podendo ser confundido com as músicas = as canções, as melodias).




Gostava que me dessem a expressão latina, e utilizada em português, "per seculum e seculorum..." se possível. Não sei se está correcta na forma apresentada, poderão corrigi-la?
A expressão latina deverá ser per saecula saeculorum. Esta é uma locução adverbial, formada pela preposição per “por”, pelo substantivo neutro saeculum no acusativo plural e pelo mesmo substantivo saeculum no genitivo plural e pode ser traduzida literalmente como “pelos séculos dos séculos” e, menos literalmente, como “para todo o sempre”. Relativamente ao substantivo saeculum, é possível a grafia saeclum e ainda, menos correctas, as grafias seculum e seclum.