PT
BR
Pesquisar
Definições



cascudas

A forma cascudasé [feminino plural de cascudocascudo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cascudocascudo
( cas·cu·do

cas·cu·do

)


adjectivoadjetivo

1. De casca grossa.

2. [Figurado] [Figurado] Grosseiro.


nome masculino

3. Pancada dada com os nós dos dedos na cabeça. = CAROLO

4. [Brasil] [Brasil] Eleitor conservador ou retrógrado.

5. [Brasil] [Brasil] [Ictiologia] [Ictiologia] Designação comum a vários peixes teleósteos, da família dos loricariídeos, encontrados em muitos rios brasileiros, de cabeça grande e corpo delgado, revestido por placas ósseas. = CARI, UACARI

6. [Brasil] [Brasil] [Entomologia] [Entomologia] Designação genérica de vários coleópteros.

cascudascascudas

Auxiliares de tradução

Traduzir "cascudas" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Agradecia que me informassem se a palavra "desmotivante" pode ser ou não utilizada no nosso vocabulário português de Portugal?
Como poderá confirmar no Dicionário Priberam, a palavra desmotivante tem o significado "que desmotiva" e encontra-se correctamente formada (pela aposição do sufixo -ante, muito produtivo em português, ao verbo desmotivar), apesar de não estar registada na maioria dos dicionários.



Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.