Significado de cartava-vo-las

    A forma cartava-vo-laspode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de cartarcartar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de cartarcartar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    cartarcartar
    ( car·tar

    car·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Dividir um baralho de cartas em duas ou mais partes.

    etimologiaOrigem:carta + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    baldo | adj.

    Que tem falta de algo....


    encartado | adj.

    Que tem diploma para poder exercer determinada profissão ou atividade....


    falho | adj.

    Que tem falha, fenda (ex.: terrina falha)....


    Que remite ou em que há remissão....


    cartista | adj. 2 g.

    Relativo a carte ou a cartismo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "cartava-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho dúvidas quanto ao significado do termo "desalargar" dado pelo dicionário. Não sou nenhum especialista na língua portuguesa, mas penso que desalargar não significa "alargar, tornar mais largo". Para mim, faz mais sentido o oposto, até porque o prefixo deste verbo ("des-"), tanto quanto sei, nega o verbo alargar; ou estou enganado?


      Recebi as provas de uma brochura que estou a paginar, onde o cliente me indica que a palavra necessidade está mal partida, ou seja, eu tenho necessi-dade. Para não confrontar o cliente sem ter certeza gostaria de um esclarecimento da vossa parte.