PT
BR
Pesquisar
Definições



carraceiro

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
carraceirocarraceiro
( car·ra·cei·ro

car·ra·cei·ro

)
Imagem

OrnitologiaOrnitologia

Ave (Bubulcus ibis) da família dos ardeídeos, de tamanho médio, com plumagem branca, bico amarelo e patas geralmente pretas, que frequenta zonas abertas de vegetação rasteira e se alimenta principalmente de insectos.


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave (Bubulcus ibis) da família dos ardeídeos, de tamanho médio, com plumagem branca, bico amarelo e patas geralmente pretas, que frequenta zonas abertas de vegetação rasteira e se alimenta principalmente de insectos.Imagem = CARRACEIRO-OCIDENTAL, GARÇA-BOIEIRA, GARÇA-BOIEIRA-OCIDENTAL, GARÇA-VAQUEIRA, GARCIOTE, QUILÚBIO

etimologiaOrigem etimológica: carraça + -eiro.
carraceirocarraceiro


Dúvidas linguísticas



o primeiro "e" de brejeiro é aberto ou fechado?
De acordo com os dicionários de língua portuguesa que registam a transcrição fonética das palavras, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa ou o Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, o primeiro e de brejeiro lê-se [ɛ], como o e aberto de vela ou neto.

No português de Portugal é comum a elevação e centralização das vogais átonas, como por exemplo a alteração da qualidade da vogal [ɛ] para [i] em pesca > pescar ou vela > veleiro, mas há palavras que mantêm inalterada a qualidade da vogal, sendo este o caso de brejeiro, que mantém a qualidade do e da palavra brejo.




Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?
Não há nenhuma norma linguística que impeça a indicação do título do sujeito de um texto formal, como no caso de editais, testamentos ou declarações. No entanto, é mais comum surgir apenas a indicação do nome do sujeito, sem o título, talvez por ser menos ostentatório. A abreviatura de dom ou dona é D. (ex.: D. José, D. Mariana).