PT
BR
Pesquisar
Definições



cantarmos

A forma cantarmospode ser [primeira pessoa plural do futuro do conjuntivo de cantarcantar] ou [primeira pessoa plural infinitivo flexionado de cantarcantar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cantarcantar
( can·tar

can·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Formar com a voz sons musicais.

2. [Por extensão] [Por extensão] Fazer ruído contínuo e cadenciado, mas não molesto.


verbo transitivo

3. Executar (cantando) uma peça de música.

4. Soltar a voz (para exprimir determinado sentimento).

5. [Brasil, Popular] [Brasil, Popular] Seduzir, requestar.

6. Retrucar.

7. Responder com energia.


nome masculino

8. O acto de cantar.

9. O que se canta.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cantarmos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Porque é que há uma insistência tão grande em dizer deslargar, destrocar, etc? Há alguma razão que eu desconheça? Na minha modesta opinião estas palavras são insultos à nossa bela língua portuguesa. Estarei certa?
O prefixo des-, para além de exprimir as noções de afastamento (ex.: desabafar, deslocar), negação ou privação (ex.: desacordar, desagradável), cessação (ex.: desimpedir, desacelerar) ou separação (ex.: descascar, desfolhar), é também utilizado na língua portuguesa como partícula de reforço. Assim, poderá encontrar em dicionários de português palavras como desabalar, destrocar ou desinquieto, registadas devido à sua frequência, apesar de serem geralmente aceitáveis apenas em contextos mais informais e na oralidade. O falante deverá sempre adequar a utilização destas palavras ao nível de língua apropriado.

Existem outros prefixos na língua com esta função de reforço. São os chamados prefixos protéticos, porque não acrescentam valores semânticos às palavras às quais se apõem (ex.: amostrar, assoprar).




Ao utilizar um parafuso sobre uma rosca, de maneira indevida ou forçada, ocorre um desgaste ou mesmo uma inutilização desta rosca. Sempre utilizei e ouvi o termo "espanar" a rosca. O termo está incorreto?
O verbo espanar, que deriva do italiano spanare e é homónimo do verbo espanar derivado de pano, encontra-se registado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa com o sentido “desgastar (uma rosca) até ao ponto da sua inutilização”, sendo, de acordo com o mesmo dicionário, uma palavra de curso mais generalizado no Brasil.