Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

cantado

cantadocantado | adj.
masc. sing. part. pass. de cantarcantar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

can·ta·do can·ta·do


adjectivo
adjetivo

Expresso por música ou por cantochão.


can·tar can·tar

- ConjugarConjugar

verbo intransitivo

1. Formar com a voz sons musicais.

2. [Por extensão]   [Por extensão]  Fazer ruído contínuo e cadenciado, mas não molesto.

verbo transitivo

3. Executar (cantando) uma peça de música.

4. Soltar a voz (para exprimir determinado sentimento).

5. [Brasil, Popular]   [Brasil, Popular]  Seduzir, requestar.

6. Retrucar.

7. Responder com energia.

nome masculino

8. O acto de cantar.

9. O que se canta.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "cantado" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...Fabis, de Asunción, encerra o Bonito Blues & Jazz Festival com o seu blues cantado em espanhol, cheio de personalidade e arejado pela música contemporânea do país vizinho..

Em Caderno B

...dentro num grau de tristeza e desgosto que nos fere sem dó e, como cantado , sem explicação para tal vida de sofrimento..

Em CAMPAINHA ELÉCTRICA

Os temas acabaram por ajudar a reconhecer o que era cantado , tornaram-se essenciais e proporcionaram a adesão do público..

Em BioTerra

O som ´gravalhão` do baixo está excelente e com o refrão a ser cantado em plenos pulmões, promete mesmo ser um tema ´obrigatório` ao vivo..

Em Billy-News

Trem de Ferro Café com pão Café com pão Café com pão Virge Maria o que foi isto maquinista? Agora sim Café com pão Agora sim Voa fumaça corre, cerca Ai seu foguista Bota fogo na fornalha que preciso Muito força Muita força Muita força Aô ... Foge, bicho Foge, povo Passa ponte Passa poste Passa pasto Passa boi Passa boiada…

Em Geopedrados
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Será que os senhores poderiam explicar porque no português europeu a locução verbal haver de + infinitivo não traz hífen (havemos de ...)?
No português europeu, por convenção e conforme o disposto na Base XXXI do Acordo Ortográfico de 1945, o verbo haver só deve ser ligado por hífen à preposição de nas suas formas monossilábicas, isto é, nas formas que têm apenas uma sílaba (hei-de, hás-de, há-de, hão-de). As restantes formas (em que se inclui havemos) não deverão ser ligadas por hífen.

Esta situação altera-se apenas com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, pois a Base XVII prevê a eliminação do hífen nas formas monossilábicas do verbo haver seguidas da preposição de (hei de, hás de, há de, hão de).




Gostaria de saber em que situações se utiliza liberto e libertado.
O verbo libertar tem um particípio abundante, isto é, tem mais de um particípio. Segundo a gramática tradicional, deve utilizar-se o particípio libertado com os auxiliares ter e haver (ex.: Tinham libertado o cão) e o particípio liberto com os auxiliares ser e estar (ex.: O cão foi liberto), mas parece haver uma tendência para utilizar libertado na maioria dos contextos.
pub

Palavra do dia

ver·di·ze·la |zé|ver·di·ze·la |zé|


(verde + -i- + -z- + -ela)
nome feminino

1. Vara flexível ou pau com que se arma a boiz ou outra armadilha para pássaros.

2. [Botânica]   [Botânica]  Planta herbácea (Convolvulus arvensis) da família das convolvuláceas, de folhas alternas oblongas e flores solitárias brancas ou rosadas. = CONVÓLVULO, CORRIOLA, VERDEZELHA

3. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Ave pernalta (Vanellus vanellus) de arribação, da família dos caradriídeos, de dorso esverdeado, abdómen e peito brancos, manchas brancas faciais e penacho comprido. = ABIBE

nome masculino

4. [Regionalismo]   [Regionalismo]  Rapaz alto e magro ou fraco.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/cantado [consultado em 25-05-2022]