PT
BR
Pesquisar
Definições



cantadeira

A forma cantadeirapode ser [feminino singular de cantadeirocantadeiro], [feminino singular de cantadorcantador] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cantadeiracantadeira
( can·ta·dei·ra

can·ta·dei·ra

)


nome feminino

1. Mulher que canta.

2. O mesmo que cantadoira.

3. [Música] [Música] Tubo da gaita-de-foles em que se digita a música ou melodia. = PONTEIRA, PONTEIRO

etimologiaOrigem etimológica: cantado + -eira.
cantadorcantador
|ô| |ô|
( can·ta·dor

can·ta·dor

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

Que ou aquele que canta.

cantadeirocantadeiro
( can·ta·dei·ro

can·ta·dei·ro

)


nome masculino

1. Cantador popular.


adjectivoadjetivo

2. Que canta muito.

etimologiaOrigem etimológica: cantado + -eiro.
cantadeiracantadeira

Auxiliares de tradução

Traduzir "cantadeira" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Quero saber se existem variantes para as palavras "inglês" e "flocos". Fiquei sabendo que poderia ser "ingrês" a variante de "inglês". E que seria "frocos" a variante para a palavra "flocos". Vocês podem esclarecer essas palavras?
O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa regista, de facto, as formas ingrês e froco como variantes de inglês e floco, respectivamente. No caso de ingrês, o dicionário refere que se trata de uma variante obsoleta da palavra inglês, apresentando ainda o significado, também obsoleto, de um tipo de tecido. Quanto a froco, para além de variante de floco, o Dicionário Priberam define-o ainda como “felpo de lã ou seda”.



Gostaria de saber a etimologia e significado da palavra Fontoura, que, ao que sei, para além de nome é igualmente uma localidade nas Astúrias. E ainda a etimologia de Gouveia, igualmente nome próprio e localidade.
De acordo com o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, da autoria de José Pedro Machado (Lisboa, Livros Horizonte, 2003), o topónimo Fontoura, que dá o nome a localidades nas regiões de Carrazeda de Ansiães, Ílhavo, Lamego, Ponte de Lima, Resende, Valença, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Vila Verde e Galiza, terá origem no latim Fonte Aurea, que significa “fonte dourada”.

O topónimo Gouveia, com ocorrência em Portugal e no Brasil, é de origem incerta, mas José Pedro Machado põe a hipótese de estar relacionado com o antropónimo Gaudila.

Os apelidos Fontoura e Gouveia terão origem nos respectivos topónimos.