PT
BR
Pesquisar
Definições



camisolita

A forma camisolitaé [derivação feminino singular de camisolacamisola].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
camisolacamisola
|ó| |ó|
( ca·mi·so·la

ca·mi·so·la

)


nome feminino

1. [Vestuário] [Vestuário] Peça de roupa, geralmente com mangas, que se veste pela cabeça e que cobre o tronco.

2. [Brasil] [Brasil] [Vestuário] [Vestuário] Camisa comprida de dormir.


camisola interior

[Portugal] [Portugal] [Vestuário] [Vestuário]  Peça de roupa, geralmente de tecido fino, que se veste pela cabeça e que se traz junto ao corpo, por baixo de outras peças de roupa (ex.: por baixo da camisa, vestia uma camisola interior de manga curta).

vestir a camisola

[Portugal] [Portugal] Empenhar-se incondicionalmente numa causa, numa tarefa ou num projecto. = VESTIR A CAMISA

etimologiaOrigem etimológica:camisa + -ola.

camisolitacamisolita


Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).