PT
BR



    Significado de caia-se-mo

    Será que queria dizer caía-se-mo?

    A forma caia-se-mopode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de caircair], [segunda pessoa singular do imperativo de caiarcaiar], [terceira pessoa singular do imperativo de caircair], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de caircair] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de caiarcaiar].

    Secção de palavras relacionadas

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "caia-se-mo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    augustano | adj.

    Relativo a Caio Otávio Augusto (63 a.C.-14 d.C.), primeiro imperador romano, ou ao seu tempo....


    cadente | adj. 2 g.

    Que vai caindo (ex.: águas cadentes)....




    Dúvidas linguísticas


    Quanto a comparações de inigualdade, ou seja, de superioridade ou de inferioridade, existirá uma regra absoluta para decifrar se se usa que ou do que ou ambas estarão correctas em qualquer expressão dessa estrutura? Para um falante em que o Português não é a primeira língua, seria bastante útil. Incluo as seguintes expressões para vossa análise: 1) O castelo é mais antigo que a igreja. 2) Hoje as laranjas estão menos baratas que as maçãs. 3) Nós compramos mais livros que vendemos. 4) O Paulo é mais grande do que gordo. 5a) O João tem mais de um carro. b) O João tem mais dum carro. c) O João tem mais do que um carro. d) O João tem mais que um carro.


    Gostaria de saber se em palavras nas quais o prefixo termina com a mesma vogal que inicia a outra palavra (como anti+inflamatório; poli+insaturado, etc...) há necessidade de se usar hífen ou se é possível fusionar as duas vogais (e.g., antiinflamatório; poliinsaturado).