PT
BR
Pesquisar
Definições



cafunés

A forma cafunésé [masculino plural de cafunécafuné].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cafunécafuné
( ca·fu·né

ca·fu·né

)


nome masculino

1. [Brasil] [Brasil] Acto de coçar ou afagar a cabeça de alguém, para fazer adormecer. = CHAMOTIM

2. [Brasil] [Brasil] Carícia feita com os dedos, sobretudo no couro cabeludo. = AFAGO, FESTA, MIMO, QUINDIM

3. [Brasil: Pernambuco] [Brasil: Pernambuco] Criança, menino.

4. [Brasil: Pernambuco] [Brasil: Pernambuco] Pancada, geralmente com a cabeça do dedo médio ou indicador, curvando-o até apoiar a unha sobre a cabeça do polegar e endireitando-o de repente. = PETELECO

etimologiaOrigem etimológica:origem controversa, talvez do quimbundo.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



A palavra moral é classificada como masculina ou feminina?
Tal como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra moral é usada como masculina e como feminina, consoante o seu significado.

Enquanto substantivo, designando “estado de espírito, disposição”, a palavra moral é do género masculino: “É preciso levantar o moral dos jogadores!”. Nos restantes sentidos mencionados no Dicionário Priberam – “conjunto de costumes, regras”; “ética”; “lição, ensinamento” – o substantivo moral é do género feminino: “De acordo com a moral e os bons costumes.”; “Escreveu um artigo sobre os princípios da moral kantiana.”; “Qual é a moral da história dos Três Porquinhos?”.

Enquanto adjectivo, a palavra moral (= relativo aos costumes, à ética) é usada quer com nomes (substantivos) masculinos, quer com nomes femininos: “Temos o dever moral de ajudar os outros.”, “Há normas morais que é preciso cumprir.”.




Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.