Significado de burilem-se-lhos

    A forma burilem-se-lhospode ser [terceira pessoa plural do imperativo de burilarburilar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de burilarburilar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    burilarburilar
    ( bu·ri·lar

    bu·ri·lar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Abrir sulcos com buril. = ENTALHAR, GRAVAR, LAVRAR

    2. Retocar ou melhorar o estilo de. = APRIMORAR, APURAR

    3. Ficar indelevelmente na memória. = GRAVAR, INCUTIR

    etimologiaOrigem:buril + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "burilem-se-lhos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    Que se aperfeiçoou ou tornou mais perfeito....


    burilada | n. f.

    Traço ou golpe de buril....


    cinzelado | adj. | n. m.

    Lavrado com cinzel....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "burilem-se-lhos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?