PT
BR
Pesquisar
Definições



bules

A forma bulespode ser [masculino plural de bulebule] ou [segunda pessoa e terceira pessoa plural e singular do presente infinitivo e do conjuntivo de bularbular].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bularbular
( bu·lar

bu·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Aplicar selo metálico ou bula em (ex.: abular um documento). = ABULAR

etimologiaOrigem etimológica:bula + -ar.

bulebule
( bu·le

bu·le

)
Imagem

Recipiente para servir usualmente chá, mas que também pode ser usado para servir outras bebidas, como café.


nome masculino

Recipiente para servir usualmente chá, mas que também pode ser usado para servir outras bebidas, como café.Imagem

etimologiaOrigem etimológica:talvez do malaio buli, frasco.

bulesbules

Auxiliares de tradução

Traduzir "bules" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.