PT
BR
Pesquisar
Definições



bubu

A forma bubué[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bubu1bubu1
( bu·bu

bu·bu

)


nome masculino

1. [Guiné-Bissau] [Guiné-Bissau] Túnica comprida e larga, geralmente com bordados, de mangas curtas ou compridas, usada por homens e mulheres em alguns países de África.

2. [Ornitologia] [Ornitologia] Denominação dada a várias aves passeriformes da família dos laniídeos, em especial do género Laniarius.

etimologiaOrigem etimológica:do mandinga.
bubu2bubu2
( bu·bu

bu·bu

)


nome masculino

[Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Região das nádegas. = BUNDA

etimologiaOrigem etimológica:redução de bunda.

Auxiliares de tradução

Traduzir "bubu" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos.




É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).