PT
BR
Pesquisar
Definições



brilhantes

A forma brilhantespode ser [masculino e feminino plural de brilhantebrilhante] ou [masculino plural de brilhantebrilhante].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
brilhantebrilhante
( bri·lhan·te

bri·lhan·te

)
Imagem

BrasilBrasil

BotânicaBotânica

Planta herbácea (Zamioculcas zamiifolia) rizomatosa, da família das aráceas, vivaz, de folhas carnudas, glabras e muito brilhantes, nativa da África Oriental e usada como ornamental.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que brilha.

2. [Figurado] [Figurado] Muito notável.

3. Excelente, pomposo.

4. Ilustre.

5. Muito prometedor.


nome masculino

6. Diamante que tem plana a face superior e facetadas as laterais e inferior.


nome feminino

7. [Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Planta herbácea (Zamioculcas zamiifolia) rizomatosa, da família das aráceas, vivaz, de folhas carnudas, glabras e muito brilhantes, nativa da África Oriental e usada como ornamental.Imagem = ZAMIOCULCA, ZAZÁ

etimologiaOrigem etimológica:brilhar + -ante.

Auxiliares de tradução

Traduzir "brilhantes" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Por que motivo algumas palavras fazem o diminutivo com S e outras com Z?
Entre os sufixos mais produtivos para a formação de diminutivos encontram-se -inho e -zinho. Desta forma, poderá, por exemplo, formar as palavras livrinho (livro + -inho) e livrozinho (livro + -zinho). Só poderá haver um -s- num diminutivo se a palavra primitiva já o contiver, pois não há, em português, um sufixo -sinho. Por exemplo, nas palavras adeusinho ou vasinho há um -s- porque as palavras são formadas de adeus ou vaso + -inho.



Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).