PT
BR
Pesquisar
Definições



brilhantes

A forma brilhantespode ser [masculino e feminino plural de brilhantebrilhante] ou [masculino plural de brilhantebrilhante].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
brilhantebrilhante
( bri·lhan·te

bri·lhan·te

)
Imagem

BrasilBrasil

BotânicaBotânica

Planta herbácea (Zamioculcas zamiifolia) rizomatosa, da família das aráceas, vivaz, de folhas carnudas, glabras e muito brilhantes, nativa da África Oriental e usada como ornamental.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que brilha.

2. [Figurado] [Figurado] Muito notável.

3. Excelente, pomposo.

4. Ilustre.

5. Muito prometedor.


nome masculino

6. Diamante que tem plana a face superior e facetadas as laterais e inferior.


nome feminino

7. [Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Planta herbácea (Zamioculcas zamiifolia) rizomatosa, da família das aráceas, vivaz, de folhas carnudas, glabras e muito brilhantes, nativa da África Oriental e usada como ornamental.Imagem = ZAMIOCULCA, ZAZÁ

etimologiaOrigem etimológica:brilhar + -ante.

brilhantesbrilhantes

Auxiliares de tradução

Traduzir "brilhantes" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.



Vi escrito saberia-o; não deverá ser sabê-lo-ia? A frase era se tivesse .......saberia-o.
Quando utiliza um pronome clítico (ex.: o, lo, me, nos) com um verbo no futuro do indicativo (ex.: oferecer-lhe-ei) ou no condicional, também chamado futuro do pretérito (ex.: oferecer-lhe-ia), deverá fazer a mesóclise, isto é, colocar o pronome clítico entre o radical do verbo (ex.: oferecer) e a terminação que indica o tempo verbal e a pessoa gramatical (ex.: -ei ou -ia). Assim sendo, a forma correcta é sabê-lo-ia.