PT
BR
Pesquisar
Definições



botocudas

A forma botocudasé [feminino plural de botocudobotocudo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
botocudobotocudo
( bo·to·cu·do

bo·to·cu·do

)


nome masculino

1. [Etnografia] [Etnografia] Designação dada pelos colonizadores portugueses a cada um dos membros de vários grupos indígenas brasileiros por usarem botoques como adorno.

2. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Família linguística do grupo jê.


adjectivoadjetivo

3. [Etnografia] [Etnografia] Relativo ou pertencente a um dos vários grupos de indígenas brasileiros que usam botoques como adorno.

4. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Relativo ao botocudo enquanto sistema linguístico.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

5. [Brasil, Depreciativo] [Brasil, Depreciativo] Que ou quem mora no campo, na roça. = CAIPIRA, MATUTO, ROCEIRO

6. [Brasil, Depreciativo] [Brasil, Depreciativo] Que ou quem tem modos considerados rústicos, simples, grosseiros ou incultos. = CAIPIRA, CAPIAU, JECA, MATUTO, ROCEIRO, TABARÉU

etimologiaOrigem etimológica:botoque + -udo.

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Diz-se o meu cabelo foi corto ou o meu cabelo foi cortado?
O verbo cortar apenas admite o particípio passado cortado, pelo que, das frases que refere, a única correcta é o meu cabelo foi cortado.



Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).