PT
BR
Pesquisar
Definições



bola-de-berlim

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bola-de-berlimbola-de-berlimbola de berlim
( bo·la·-de·-ber·lim

bo·la·-de·-ber·lim

bo·la de ber·lim

)
Imagem

PortugalPortugal

CulináriaCulinária

Bolo esférico, frito e geralmente recheado com creme. (Equivalente no português do Brasil: sonho.)


nome feminino

[Portugal] [Portugal] [Culinária] [Culinária] Bolo esférico, frito e geralmente recheado com creme. (Equivalente no português do Brasil: sonho.)Imagem

vistoPlural: bolas-de-berlim.
etimologiaOrigem etimológica:bola + de + Berlim, topónimo.
iconPlural: bolas-de-berlim.
grafiaGrafia no Brasil:bola de berlim.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:bola de berlim.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: bola-de-berlim.
grafiaGrafia em Portugal:bola-de-berlim.

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).