Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

boitatá

boitatáboitatá | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

boi·ta·tá boi·ta·tá


(tupi mbaeta'ta)
nome masculino

1. [Brasil]   [Brasil]   [Etnografia]   [Etnografia]  Nome popular do fogo-fátuo.

2. [Brasil]   [Brasil]   [Etnografia]   [Etnografia]  Génio que protege os campos contra os que os incendeiam. = COBRA-DE-FOGO

3. [Brasil: Sul]   [Brasil: Sul]   [Etnografia]   [Etnografia]  Touro furioso que deita fogo pelas ventas e queima tudo.


SinónimoSinônimo Geral: BAITATÁ, BATATÃO

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

), DeQuatro ( Boitata – 2013) e Mistifório ( Boitata 2014)..

Em blog0news

Atualidades Após ameaças ao Judiciário e ao MP, PF deflagra operação Boitatá para garantir eleições seguras no Pará A Polícia Federal deflagrou na quarta-feira, dia 11,...

Em www.blogdocolares.com

Nei Duclós Perdi a alma no acampamentoVoltamos para a cidade sem conseguir achá-laDescarregamos a tralha e ela não estavajunto aos grumatãs na redeNa caixa de anzóisNa cartucheiraNa barraca verde sebosaA alma teria se escondido só por rebeldia?Cansada do meu quarto, cadernos, escrivaninha?Meu olhar no teto imaginando amores…

Em Outubro

A lenda do Boitatá parece ser famosa no folclore brasileiro, juntamente com as de criaturas como o Saci...

Em www.mitologia.pt

“milicos”, os “comunistas”, o boitatá e a mula sem cabeça..

Em nogueirajr.blogspot.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?
Não há nenhuma norma linguística que impeça a indicação do título do sujeito de um texto formal, como no caso de editais, testamentos ou declarações. No entanto, é mais comum surgir apenas a indicação do nome do sujeito, sem o título, talvez por ser menos ostentatório. A abreviatura de dom ou dona é D. (ex.: D. José, D. Mariana).



É correto iniciar uma frase de um parágrafo com a palavra portanto?
A palavra portanto é uma conjunção que se usa para ligar frases coordenadas, iniciando uma oração que exprime a consequência da outra expressa anteriormente (ex.: Não tinha nada em casa para comer, portanto teria de ir jantar fora.). De entre as conjunções ou locuções conjuncionais coordenativas, logo, por conseguinte e portanto podem variar de posição, “conforme o ritmo, a entoação ou a harmonia da frase”1, pelo que não tem de haver um uso exclusivo daquelas conjunções entre duas orações. Estas conjunções coordenativas, tal como algumas outras, podem iniciar frases, retomando assim o que foi expresso no enunciado anterior (ex.: Ela esperava. Mas as horas passavam e o seu pai nunca mais chegava. / Não estava ninguém na loja. Portanto teria de esperar mais umas horas ou voltar no dia seguinte.).

Há, no entanto, outras conjunções, como a coordenativa copulativa e (ex.: Tinha comido cerejas e pêssegos.) e a coordenativa disjuntiva ou (ex.: Queres ou não saber o que aconteceu?), cujo uso em início de frase, num registo escrito e mais cuidado, é geralmente desaconselhado, por possuírem uma função conectiva muito marcada. Porém, por necessidades expressivas ou por motivos literários, essas conjunções podem ocorrer no começo de frases (ex.: Havia tartes! E bolos! E gelados! E tantas outras sobremesas!).


1 Cunha, Celso, Lindley Cintra, Nova Gramática do Português, 14.ª ed., Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 578

pub

Palavra do dia

sal·-ge·ma |ê|sal·-ge·ma |ê|


nome masculino

[Mineralogia]   [Mineralogia]  Sal comum fossilizado, extraído de depósitos naturais (ex.: mina de sal-gema). = HALITE

Plural: sais-gema ou sais-gemas.Plural: sais-gema ou sais-gemas.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/boitat%C3%A1 [consultado em 27-06-2022]