PT
BR
Pesquisar
Definições



boicotes

A forma boicotespode ser [masculino plural de boicoteboicote] ou [segunda pessoa singular do presente do conjuntivo de boicotarboicotar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
boicotarboicotar
( boi·co·tar

boi·co·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Recusar, como forma de protesto ou represália, qualquer colaboração ou relação.

2. Fazer guerra comercial (a determinados produtos).

3. Impedir a realização ou o desenvolvimento de algo.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: BOICOTEAR

etimologiaOrigem etimológica:inglês [to] boycott, recusar-se a cooperar.
boicoteboicote
|ôi| |ôi|
( boi·co·te

boi·co·te

)


nome masculino

1. Acto ou efeito de boicotar. = BOICOTAGEM

2. Cessação voluntária de todas as relações com um indivíduo, uma empresa ou uma nação. = BLOQUEIO

etimologiaOrigem etimológica:inglês boycott, de [Charles Cunningham] Boycott [proprietário irlandês que, no século XIX, viu os seus arrendatários recusarem trabalhar devido à sua severidade e exigências desmedidas].

Auxiliares de tradução

Traduzir "boicotes" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Na frase Os únicos defeitos dela são ser chata e teimosa estou em dúvida quanto ao uso da palavra único no plural.
O substantivo defeito é masculino (ex.: o copo tem um defeito) e o adjectivo único concorda em género e número com o substantivo que modifica (ex.: nestas férias não leu um único livro, vendeu as únicas jóias que possuía), pelo que a frase Os únicos defeitos dela são ser chata e teimosa está correcta.