PT
BR
    Definições



    bloquinho

    A forma bloquinhoé [derivação masculino singular de blocobloco].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    blocobloco
    |bló| |bló|
    ( blo·co

    blo·co

    )
    Imagem

    Paralelepípedo de betão utilizado nas construções.


    nome masculino

    1. Corpo ou porção ou corpo volumoso e sólido. = MASSA

    2. Paralelepípedo de betão utilizado nas construções.Imagem

    3. Conjunto de elementos com características comuns dentro de um conjunto maior.

    4. Edifício que faz parte de um conjunto de edifícios (ex.: bloco de apartamentos; bloco residencial; moramos no bloco C).

    5. Conjunto de folhas de papel destinadas à escrita e unidas numa das extremidades por canhoto agrafado ou pregado, cabeceira colada ou por sistema de espiral de arame ou plástico.

    6. Coligação de elementos políticos.

    7. [Brasil] [Brasil] Conjunto organizado de foliões carnavalescos que desfilam pelas ruas cantando e dançando (ex.: o bloco atraiu muitos turistas).

    8. [Desporto] [Esporte] No voleibol, manobra de defesa junto à rede, com os braços levantados, para impedir que a bola a transponha.


    bloco de notas

    Bloco, caderno ou livro, com folhas descartáveis, destinadas a reter apontamentos ou informações.

    [Informática] [Informática]  Programa informático de edição de texto de uso e formatação muito simples (ex.: abra o ficheiro no bloco de notas; tenho a lista de compras no bloco de notas do telemóvel).

    etimologiaOrigem: francês bloc.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: broco.
    Significado de blocoSignificado de bloco


    Dúvidas linguísticas


    Gostaria de aproveitar o canal para verificar a pronúncia correta da palavra extras. O e apresenta som aberto ou fechado?


    Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda. Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia. Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral? Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences. Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.