PT
BR
Pesquisar
Definições



bico-grossudo-de-cabeça-amarela

A forma bico-grossudo-de-cabeça-amarelaé[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bico-grossudo-de-cabeça-amarelabico-grossudo-de-cabeça-amarela
( bi·co·-gros·su·do·-de·-ca·be·ça·-a·ma·re·la

bi·co·-gros·su·do·-de·-ca·be·ça·-a·ma·re·la

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Rhodacanthis flaviceps) da família dos fringilídeos.

etimologiaOrigem etimológica: bico-grossudo + de + cabeça + amarela, feminino de amarelo.
bico-grossudo-de-cabeça-pretabico-grossudo-de-cabeça-preta
( bi·co·-gros·su·do·-de·-ca·be·ça·-pre·ta

bi·co·-gros·su·do·-de·-ca·be·ça·-pre·ta

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Mycerobas icterioides) da família dos fringilídeos. = BICO-GROSSUDO-AURINEGRO

etimologiaOrigem etimológica: bico-grossudo + de + cabeça + preta, feminino de preto.
bico-grossudo-de-cabeça-amarelabico-grossudo-de-cabeça-amarela

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho ouvido muito a conjugação do verbo precisar acompanhado da preposição de. Exemplo: Eu preciso DE fazer o trabalho para segunda. Eu acho que está errado, mas não sei explicar gramaticalmente. Esta conjugação é possível?
O verbo precisar, quando significa ‘ter necessidade de alguma coisa’, é transitivo indirecto e rege um complemento oblíquo introduzido pela preposição de. Este complemento pode ser um grupo nominal (ex.: eu preciso de mais trabalho) ou um verbo no infinitivo (ex.: eu preciso de trabalhar mais).

Há ocorrências, sobretudo no português do Brasil, da ausência da preposição de (ex.: eu preciso mais trabalho, eu preciso trabalhar mais), embora este uso como transitivo directo seja desaconselhado por alguns gramáticos. A ausência da preposição é, no entanto, considerada aceitável quando o complemento do verbo é uma oração completiva introduzida pela preposição que (ex.: eu preciso [de] que haja mais trabalho), mas esta omissão deve ser evitada em registos formais ou cuidados, pois o seu uso não é consensual.




Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.