PT
BR
Pesquisar
Definições



barulha

A forma barulhapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de barulharbarulhar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de barulharbarulhar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
barulharbarulhar
( ba·ru·lhar

ba·ru·lhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Pôr em barulho.

2. Confundir.

3. Amotinar.

4. Enredar.


verbo intransitivo

5. Fazer barulho.

barulhabarulha

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.



Como grafar "marcha ré": marcha a ré, marcha-ré, marcha ré, marcha-a-ré?
A grafia correcta é sem hífen: marcha à ré (na norma europeia) e marcha a ré (na norma brasileira). A diferença ortográfica entre as duas normas do português deve-se ao facto de, na norma portuguesa, a locução incluir o artigo definido a, o que provoca a crase com a preposição a: marcha à. Na norma brasileira a locução não inclui o artigo definido, pelo que não há crase: marcha a.